Blog de Notícias

11 dicas para uma boa convivência dentro de um condomínio

São muitas pessoas morando em uma mesma área, o que pode gerar confusão caso regras básicas não sejam estabelecidas desde o começo. Pensar na coletividade na boa convivência é necessário e é isso que torna o dia a dia agradável e sem problemas.

Além das regras específicas de cada condomínio, existem as regras universais. Aquelas que não precisam estar escritas em algum lugar (apesar de ser sempre bom ter isso por escrito caso haja algum problema relacionado a algum apartamento), mas todos sabem – ou imaginam – que precisam ser cumpridas.

A parte responsável por informar e fazer valer todas essas normas de convivência é o síndico. É dever dele avaliar e tem bom senso na conciliação entre moradores. Essas regras podem e devem ser discutidas em assembleias com sugestões de todos os moradores. Afinal, eles que irão ter de cumpri-las.

E para haver uma maior harmonia entre as pessoas é preciso respeitar tais normas. Isso ajuda a diminuir os problemas e a convivência fica muito mais prazerosa entre todos os condôminos. Aqui vamos colocar algumas ideias de como ter um bom convívio coletivo em um condomínio:

1. Respeite as regras.

Conheça e respeite todas as normas do condomínio. Lembre-se que a conversa amigável é sempre a melhor saída para resolver qualquer conflito. Procure sempre participar de assembleias e reuniões e expor sua opinião caso não concorde coma alguma coisa que está acontecendo.

Nunca entre em discussões ou fofocas. Esse tipo de atitude só prejudica a boa convivência de um condomínio. Evite alterar o tom de voz e tente sempre resolver problemas pontuais com vizinhos próximos sem a necessidade de chamar o síndico.

2. Trate os funcionários como gostaria de ser tratado.

Os funcionários de um condomínio precisam ser tratados com cordialidade. Não é porque estão trabalhando ali que devem ser alvo de grosserias. Caso tenha alguma reclamação, direcione-a ao síndico ou zelador. Pedir serviços particulares também pode ser motivo de confusão.

3. Saiba sobre as regras de barulho do seu condomínio.

Não faça barulho após o horário permitido. Isso é expressamente proibido caso você queira ter uma convivência harmônica com seus vizinhos.

E durante o horário permitido, tenha bom senso. Não faça mais barulho do que o que você gostaria que alguém estivesse fazendo enquanto você está em casa. No caso das festas, evite incomodar as pessoas em volta do evento.

Para as crianças, é importante limitar o horário de brincar até as 22h. Caso haja a possibilidade, utilize um tapete emborrachado (ou mesmo um tapete comum) no lugar onde a criança está brincando. Isso ajuda a evitar a propagação do barulho.

4. Informe-se sobre as regras para pets.

É sabido que o pet (cachorro, gato ou qualquer outro) não deve ultrapassar os limites aceitáveis. Use sempre o elevador de serviço e a saída de serviço. Caso seu pet suje alguma parte da área comum do prédio, limpe imediatamente.

5. Respeite as regras da garagem.

Buzinas e luzes altas são extremamente incomodas. Evite utilizá-las dentro da garagem do seu condomínio. Respeite também o limite de velocidade, você pode receber uma multa se ultrapassá-lo.

Quando dois carros estão em sentido contrário na garagem, a preferência é sempre de quem está chegando.

6. Cuidado com o lixo!

Não jogue lixo na área comum do condomínio em hipótese alguma e menos ainda pela janela. Papéis, bitucas de cigarro, tampas de garrafa, plástico, nada disso. O seu lixo domestico deve estar devidamente embalado e ser transportado pelo elevador de serviço.

7. Boa convivência na academia.

Assim que usar os equipamento, limpe-os e devolva tudo ao seu lugar. Reveze o uso de aparelhos como esteiras, bicicletas, remos e outros.

Verifique sobre a necessidade de agendar horários na época de pandemia do coronavirus. E respeite o seu tempo de uso do espaço.

8. Respeite as regras da piscina.

O básico para usar a piscina do condomínio é saber que não se deve entrar na água com protetor solar ou suor de atividades físicas. O ideal é tomar uma ducha antes de entrar.

Cuidado também com o acesso ao elevador ou outras áreas comuns em trajes de banho.

9. O elevador.

Nenhuma regra é comumente direcionado ao uso dos elevadores, a não ser quais casos devem fazer uso do elevador de serviço, caso houve. Mas aqui vale sempre o bom senso. Esperar quem está dentro do elevador sair antes de entrar, não travar a porta por muito tempo e usar elevador social para transportar lixos, compras e encomendas são coisas que devem ser evitadas.

10. Respeite regras do salão de festas e churrasqueira.

Essas são as áreas comuns que mais geram desentendimento dentro dos condomínios. Seja por ser amplamente utilizada, pelo barulho ou pela bagunça, sempre existe algum problema.

Para evitar esse tipo de aborrecimentos, é ideal que se respeite o horário de uso e não deixe sujeira ou desorganização após a utilização do espaço. Entenda as regras de uso e deixe na portaria uma lista com o nome de todos os convidados. Cuidado com o barulho excessivo.

11. O que causa a maior confusão: obras!

As obras acontecem o tempo todo dentro de um condomínio. Seja nas unidades ou nas áreas comuns, é sempre difícil não incomodar alguém.

Para que a boa convivência seja mantida, é muito importante que as obras sejam feitas de acordo com todas as normas. Mas para deixar as coisas ainda melhores, caso você vá fazer alguma obra dentro do seu apartamento, é sempre bom comunicar o síndico e vizinhos próximos. É importante também deixar um canal de comunicação aberto com os outros moradores caso algo saia fora do planejado.

Como você pode ver nesse artigo, é possível viver em harmonia dentro de um condomínio. É preciso apenas respeitas os limites e regras, além de jamais tentar resolver conflitos de forma rude. Lembre-se: essa é uma área coletiva. O respeito é a chave de um bom convívio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Saiba quem pode ser responsabilizado por acidentes de trabalho em condomínios
Próxima Notícia
Carregamento de celular Tomada pode ter causado incêndio em apartamento em Salvador

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X