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Reabertura do condomínio Cuidados aos reabrir churrasqueira, academia e playground

Com início da retomada de setores da economia e da vida nos comércios na cidade, é comum que moradores de prédios queiram utilizar áreas coletivas de seus condomínios.

As informações de saúde pública devem atingir cerca de 1 milhão de pessoas que moram e trabalham em condomínios administrados pela empresa. Além de como utilizar as áreas de lazer, também há recomendações para reformas e até dicas sanitárias para os habitantes de prédios buscarem os serviços de delivery na portaria.

 

“Entendemos que os municípios estão retomando alguns hábitos gradualmente. Por isso, enquanto especialistas em vida comum e diante da responsabilidade com tantas vidas, nos sentimos no dever de sair na frente com uma orientação mais clara e diretrizes bem embasadas para colaborar com estas comunidades nas quais atuamos cotidianamente.”

Confira agora quais são as principais orientações para a reabertura segura das áreas comuns dos condomínios.

Academias

  • As academias devem ser usadas com uma pessoa por vez, podendo compartilhar o espaço apenas com quem mora junto.
  • Cada morador deve levar uma toalha para fazer a limpeza com álcool 70% dos equipamentos utilizados.
  • O condomínio deve disponibilizar o local mais próximo para a lavagem das mãos antes e depois do uso.
  • O ambiente deve ter abundância de ventilação natural ou equipado com purificador e renovador do ar.
  • A limpeza deve ser realizada após cada uso e também entre uma reserva e outra.
  • Manter uma lista atualizada de reserva de horário, mas sempre lembrando que todos os moradores têm direito ao espaço.

Parquinhos e áreas infantis

  • Mães, pais e responsáveis devem sempre acompanhar as crianças.
  • Todos devem utilizar máscaras e evitar aglomerações.
  • As equipes de limpeza devem sempre higienizar os brinquedos.

Salão de beleza, cafeterias, lojas de conveniência, espaços de coworking entre outros locais comuns

  • Os serviços instalados dentro de prédios devem seguir as regras estabelecidas por governos estaduais e prefeituras.

Saunas

  • A recomendação é que esses espaços não sejam liberados, já que são muito fechados e com pouquíssima ventilação.
  • No caso de retomada das saunas, recomenda-se que sejam utilizadas por pessoas que morem em uma mesma residência, com agendamento prévio e após o uso devem ser totalmente desinfetadas para o próximo uso.

Espaços gourmet, salão de festas e churrasqueiras

  • Podem ser utilizados desde que restrito às pessoas que morem juntas.
  • Neste momento não está permitida a realização de eventos de confraternização nas áreas comuns, nem entre vizinhos, nem com convidados externos, já que estamos em sistema de isolamento social.
  • Para a realização de eventos com mais pessoas devem ser observadas as determinações do governo estadual e municipal.
  • Assim como shows, campeonatos esportivos com torcida, festivais etc, esta deve ser a última etapa de flexibilização.

Obras e barulho

  • Não há qualquer impedimento para a realização de reformas nas residências no momento atual.
  • No entanto, como agora as pessoas estão em casa 24h por dia, sabemos que o barulho pode incomodar e muito.
  • O melhor a fazer é permitir apenas as obras emergenciais.
  • Quanto ao barulho, vale também o bom senso. Com mais tempo em casa e mesmo pelas condições não usuais que estamos vivendo é normal que as pessoas se irritem mais e tenham menos tolerância.
  • Em caso de reincidência, o síndico pode intervir com os recursos disponíveis como advertência e multa.

Delivery

  • A entrega de qualquer mercadoria deve ser feita entre o entregador e o morador.
  • Não deve ser permitido o acúmulo de entregas na portaria, nem a intermediação dos funcionários do condomínio.
  • Quem manipular estas entregas deve fazer a higienização das mãos e dos materiais com água sanitária ou detergente e todos os entregadores devem estar usando máscara para adentrar o residencial.
  • Uma solução é se estabelecer um local de entrega do lado de fora do condomínio, demarcado por comunicação visual.
  • Outra sugestão é o uso de lockers (armários), semelhante àqueles usados em bancos: o entregador guarda ali o pedido para, em seguida, ser retirado por quem o fez. Assim não há qualquer contato entre nenhuma das partes.
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