Blog de Notícias

Guia para segurança em condomínios horizontais

É uma solução que alia o conforto de uma casa, com a praticidade e segurança de um apartamento, haja visto que o acesso a estes locais é restrito somente a moradores e visitantes identificados. Para além do conceito, porém, a dúvida é: como manter a segurança em condomínios horizontais?

Essa pergunta possui algumas respostas que podem ajudar os condôminos a se sentirem mais seguros. Afinal de contas, não importa se você mantém ou grandes valores em casa; a segurança é fundamental.

Então, o que fazer? Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar a manter o local livre de assaltos e outros tipos de transtornos que podem ocorrer.

Segurança em condomínios horizontais: o que fazer

Quando se fala em segurança residencial, logo se pensa em câmeras de segurança, instalação de alarme, barreiras perimetrais, controle de acesso de visitantes e moradores, sensores etc.

No entanto, existem muitas outras ações que podem ser tomadas e que são o diferencial para se manter seguro. Veja quais são elas.

Determine acessos diferentes para visitantes e moradores

O simples controle de acesso não é suficiente para um condomínio horizontal, que reúne uma grande quantidade de moradores. Por isso, uma recomendação importante é ter acessos físicos diferentes para visitantes.

Ou seja, enquanto os moradores utilizam uma entrada, os visitantes acessam o condomínio por outra. Isso impede que qualquer pessoa acabe entrando no local utilizando um veículo.

Utilize tags ou cartões magnéticos para entrada e saída

Moradores que por ventura saiam a pé, veículos, e até mesmo os funcionários do condomínio devem usar tags ou cartões magnéticos para sua entrada e saída. Isso aumenta a segurança, porque é mais difícil que uma pessoa estranha tenha acesso ao dispositivo de autorização.

Contrate seguranças formados e capacitados

Um grande problema nos condomínios é a contratação de seguranças sem a formação específica. Quando isso acontece, a pessoa que exerce a função não está preparada para agir caso algum imprevisto aconteça – e isso pode trazer grandes prejuízos.

O ideal é contratar profissionais de uma empresa de segurança privada que ofereça segurança legal, técnica e jurídica sempre que necessário.

Autorize os seguranças a impedirem o acesso de qualquer pessoa estranha

Muitas vezes, os seguranças evitam barrar pessoas que não conhecem por medo de serem demitidos por algum condômino que não aceite esse tratamento. No entanto, essa atitude é recomendável para evitar a entrada de pessoas estranhas no condomínio.

Por isso, o síndico deve oferecer essa autorização para os seguranças, instruindo-os a agir da melhor forma possível para não constranger possíveis moradores e visitantes. A ideia é que, se algum mal-entendido ocorrer, o condômino se indisponha com o síndico ou outra pessoa responsável.

Registre a movimentação por meio de CFTV

O circuito fechado de televisão (CFTV) é uma ferramenta poderosa para a segurança, porque permite não só registrar toda a movimentação interna no condomínio, mas também verificar se está ocorrendo algo que não deveria.

Vale a pena ressaltar que as imagens devem ser monitoradas em um ambiente fechado e longe da portaria. O vigilante que estiver atento às imagens também deve estar em contato constante com os outros seguranças que estão nas rondas pelo condomínio.

Instale alarmes

Essa é uma dica bem tradicional, mas que realmente vale a pena. Os alarmes ajudam a inibir os invasores e avisar se algo merecer atenção. Eles podem ser instalado tanto nas áreas comuns quanto nas unidades residenciais.

Essas são as principais dicas que podem manter o condomínio em que você mora bastante seguro. Se você quer conhecer uma empresa que fornece todos esse suportes, entre em contato com a Minister, que oferece serviços de Monitoramento Eletrônico, rondas físicas, e Porteiro Remoto.

Dessa forma, você poderá implementar os recursos de segurança que considerar mais adequados, como porteiros eletrônicos, seguranças para rondas, alarmes, gerenciamento de público, rastreamento de objetos, entre outros.

Notícia Anterior
Zelador organiza subsolo de prédio para servir refeições e celebrar aniversários de moradores de rua
Próxima Notícia
Casal é preso por suspeita de induzir jovens a furtarem condomínios de luxo na região de Jundiaí

Últimas Notícias

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X