Blog de Notícias

Condomínio de Blumenau instala biblioteca e museu no saguão

Um condomínio de Blumenau instalou, em pleno saguão, uma biblioteca e museu. São quase mil livros, além de videoteca, audioteca, artefatos antigos, curiosidades e uma coleção de cédulas. A maior parte do acervo pertenceu ao economista e professor Viegand Eger, um dos fundadores da Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), falecido em 2016. O espaço fica no edifício Premiere Residence, na Rua 7 de Setembro.

O idealizador do novo endereço cultural da cidade é o filho de Viegand, Joubert Farley Eger. Condômino do edifício, ele teve a ideia ao observar bibliotecas em hotéis e prédios residenciais nos Estados Unidos. Propôs a doação do acervo aos demais moradores e donos de salas comerciais, que aceitaram a responsabilidade de manter o museu.

— Concluí que seria melhor continuar o legado do meu pai, de disseminar conhecimento, do que ficar todo esse acervo dentro da minha casa — contou Joubert.

A biblioteca tem livros de Economia, Administração, Direito, Filosofia e Psicologia, dentre outras disciplinas, além de obras variadas de literatura. Ao lado estão dispostos objetos como um cutelo indígena encontrado no Alto Vale do Itajaí, um pedaço do Muro de Berlim, obras de arte, uma máquina de escrever da década de 1940 e um jogo de xadrez feito de pedras brasileiras.

Uma coleção de cédulas emitidas ao longo do período republicano brasileiro também está exposta no local. A sala de 30 metros quadrados, logo ao lado da portaria, também receberá exposições temporárias.

Notícia Anterior
Bom senso é o melhor caminho para acabar com problema do barulho
Próxima Notícia
Skate ganha pistas e espaço exclusivos nos condomínios

Últimas Notícias

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X