Blog de Notícias

Buraco gigante formado por erosão no solo preocupa moradores de condomínio em Vitória da Conquista

Situação acontece no bairro Recanto dos Pássaros e foi descoberta depois que moradores contrataram serviço para limpeza do terreno, quando a vegetação foi retirada do local

Um buraco provocado pela erosão do solo tem preocupado moradores do bairro Recanto dos Pássaros, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.

De acordo com moradores, a situação tem piorado sempre que chove e o medo que a erosão possa comprometer as casas e comércios próximos. A concessionária Via Bahia, responsável pela área, ainda não se manifestou sobre a situação.

Segundo o mecânico Júlio César, o buraco foi ‘descoberto’ depois que moradores contrataram uma máquina para fazer a limpeza do terreno. Ao retirar a vegetação da área foi possível perceber a dimensão do buraco, que devido o tamanho foi apelidado de ‘cânion’.

“Antes aqui era um barranco, com entulho. Depois dessa limpeza começou esse processo de erosão no solo”, conta o trabalhador.

Cânions são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade, mas trata-se de um fenômeno natural, que não tem relação com o que acontece no Recanto dos Pássaros.

O geólogo Eduardo Silveira explica que o buraco pode ter surgido após um acúmulo de água numa mesma ‘linha’, de forma que se criou uma pressão que gerou a fissura no solo.

“Essa linha de água, concentrada em chuvas mais fortes, canaliza muita água em um único ponto e ganha força devido essa ação direcional”, explica.

Ainda segundo os moradores, a cratera fica localizada às margens do Anel Rodoviário, o que também causa preocupação com possível aumento de acidentes na estrada. Além dele, outro buraco foi descoberto ao lado da maior erosão, e foi apelidado de ‘caverna’.

Os moradores contam que a cada vez que chove a situação piora nos dois pontos. Vídeos feitos com celulares mostram a situação no local. A água desce pelas ruas e deságua justamente nos locais que sofrem a erosão.

Para o geógrafo e doutor em Arquitetura e Urbanismo, Artur José Pires, a situação revela um problema maior de drenagem em Vitória da Conquista.

“Este é um exemplo típico de uma área urbana onde faltam canais de drenagem e microdrenagem”, ressalta.

Os moradores da região dizem que já entraram em contato com a prefeitura e com a Via Bahia, mas que até o momento, nada foi feito para solucionar o problema.

“Entrei em contato com a Via Bahia e disseram que iriam mandar um técnico no dia seguinte mas não mandaram até hoje”, reforça Arleth Mendes, administradora que tem uma empresa no local.

A produção da TV Sudoeste entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, que informou que a cratera está em uma área de responsabilidade da Via Bahia. Até o momento a concessionária não se manifestou sobre o caso.

Notícia Anterior
Jovem morre em desabamento de prédio em Nilópolis; três são resgatados com vida
Próxima Notícia
Edifício Andrea Suspeitos de causar desabamento são denunciados

Últimas Notícias

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X