Blog de Notícias

Conservação dos elevadores: Saiba como manter equipamentos em bom estado no verão

Final de ano em nosso país é sinônimo de temperaturas mais elevadas. Com o calor próprio do verão passam a fazer parte do nosso dia a dia chuvas recorrentes, alagamentos, queda de energia e maior incidência de raios. Além disso, neste período do ano, a movimentação no litoral aumenta expressivamente com a chegada de turistas.

Juntos, esses dois fatores merecem uma atenção especial quando o assunto são os elevadores, itens fundamentais para garantir a qualidade no vai e vem nas férias de todos. Algumas dicas podem ajudar a manter esses equipamentos em bom estado de conservação e funcionamento. Confira: 

O elevador possui diversos componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com água, podem ser danificados. Por isso, em dias de chuva, é importante escorrer o excesso de água de capas e guarda-chuvas antes de entrar no elevador. Se estiver chegando da praia ou da piscina, evite entrar no elevador com o corpo molhado ou com os pés cheios de areia, que também podem prejudicar alguns componentes.  

Se houver possibilidade de inundação em dias de chuva intensa, é indicado que o equipamento fique parado no último andar. Caso o elevador seja afetado por água ou umidade, é necessário desligar o equipamento e solicitar a visita de um técnico de manutenção devidamente treinado. 

Já em casos de oscilação de energia, o ideal é que os elevadores sejam desligados e os passageiros utilizem as escadas até que a energia seja totalmente reestabelecida. A oscilação de energia pode causar danos elétricos nos painéis dos elevadores e, caso o prédio não tenha gerador, aumentam as chances de algum passageiro ficar retido. 

O aumento na circulação de pessoas também significa que os elevadores serão utilizados com maior frequência. Para garantir a segurança dos usuários e não prejudicar o funcionamento dos equipamentos é essencial respeitar algumas orientações. 

Apesar de ser um meio de transporte extremamente seguro, o segredo está na prevenção. Ou seja, a manutenção e os cuidados com o uso dos elevadores devem estar sempre em dia – e, aliás, em qualquer condição climática: 

  • Muito cuidado com o uso de celular ao entrar e sair do elevador, ele pode desviar a atenção ao que é necessário. Guarde o aparelho e verifique sempre se a cabina está nivelada com o andar e sem nenhum degrau; 
  • Não interrompa o fechamento das portas com as mãos, utilize as botoeiras de pavimento ou de cabina; 
  • Cuidado com objetos finos como bengalas ou guia de animais de estimação que podem não ser detectados pelo sistema de segurança (cortina luminosa); 
  • Não pule dentro da cabina e evite deixar crianças com menos de dez anos desacompanhadas; 
  • Certifique-se de que a manutenção é realizada por empresa de confiança, que usa peças originais e técnicos devidamente treinados; 
  • No caso de pessoas retidas no elevador, informe a portaria através do intercomunicador ou botão de alarme. Para sua segurança, não tente sair do elevador sozinho ou com ajuda de moradores ou funcionários do condomínio. Aguarde calmamente o resgate seguro que deve ser efetuado somente pelo técnico de manutenção, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua na localidade. 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Repórter é convidada a se retirar de condomínio em cobertura ao vivo sobre incêndio na BA
Próxima Notícia
Segurança de condomínio teria sido demitido após aceitar dinheiro de Mc Poze

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X