Reparo deve ser feito com recurso do Museu de Ate de Rua e foi proposto após artista pedir ajuda. Painel de 18 andares na Avenida Paulista foi doado por Kobra há nove anos. Tinta está desgastada e a fachada do prédio cheio de marcas
A Prefeitura de São Paulo ofereceu verba ao artista Eduardo Kobra para que ele possa restaurar o mural feito em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer na Avenida Paulista.
A proposta ocorreu após Kobra pedir ajuda para angariar recursos e fazer os reparos necessários no painel.
A ideia é que o processo seja feito com recurso que a gestão municipal diz ter para a edição deste ano do Museu de Arte de Rua (MAR).
A obra ocupa 18 andares da lateral do edifício Ragi Buainain, um prédio comercial com 74 salas.
Ela foi entregue em 25 janeiro de 2013 como um presente para a cidade de São Paulo, que completava 459 anos na ocasião.
O arquiteto tinha morrido aos 104 anos um mês antes da obra ser finalizada.
Uma reunião entre o artista, a secretária municipal da Cultura, Aline Torres, e o síndico do prédio no qual a obra está instalada, deve ocorrer nas próximas semanas.
Nove anos após a instalação do painel, a tinta já está desgastada e a fachada do prédio cheio de marcas.
“É um dos primeiros prédios a serem pintados com murais nesse formato na cidade de São Paulo, porque hoje a gente vê uma explosão de prédios, de arte espalhada por toda a cidade, mas esse prédio é um dos percursores, um dos locais onde esse movimento foi iniciado”, disse Kobra.
Construído na década de 1950, o prédio está em manutenção. A primeira etapa da reforma, que começou no ano passado, avalia a segurança das paredes externas do prédio e por isso as marcas na fachada, inclusive no mural.
“Cada x daqueles é uma trinca. E as partes que tem um quadrado ou um retângulo, são as partes que estão em processo de deslocamento, então precisa sofrer uma manutenção senão vai cair. É um processo natural de desgaste do revestimento”, afirmou o síndico Oswaldo Sansone Rodrigues Filho.