Blog de Notícias

Mural em edifício Artista restaura mural de SP em homenagem à Oscar Niemayer

Reparo deve ser feito com recurso do Museu de Ate de Rua e foi proposto após artista pedir ajuda. Painel de 18 andares na Avenida Paulista foi doado por Kobra há nove anos. Tinta está desgastada e a fachada do prédio cheio de marcas

A Prefeitura de São Paulo ofereceu verba ao artista Eduardo Kobra para que ele possa restaurar o mural feito em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer na Avenida Paulista.

A proposta ocorreu após Kobra pedir ajuda para angariar recursos e fazer os reparos necessários no painel.

A ideia é que o processo seja feito com recurso que a gestão municipal diz ter para a edição deste ano do Museu de Arte de Rua (MAR).

A obra ocupa 18 andares da lateral do edifício Ragi Buainain, um prédio comercial com 74 salas.

Ela foi entregue em 25 janeiro de 2013 como um presente para a cidade de São Paulo, que completava 459 anos na ocasião.

O arquiteto tinha morrido aos 104 anos um mês antes da obra ser finalizada.

Uma reunião entre o artista, a secretária municipal da Cultura, Aline Torres, e o síndico do prédio no qual a obra está instalada, deve ocorrer nas próximas semanas.

Nove anos após a instalação do painel, a tinta já está desgastada e a fachada do prédio cheio de marcas.

“É um dos primeiros prédios a serem pintados com murais nesse formato na cidade de São Paulo, porque hoje a gente vê uma explosão de prédios, de arte espalhada por toda a cidade, mas esse prédio é um dos percursores, um dos locais onde esse movimento foi iniciado”, disse Kobra.

Construído na década de 1950, o prédio está em manutenção. A primeira etapa da reforma, que começou no ano passado, avalia a segurança das paredes externas do prédio e por isso as marcas na fachada, inclusive no mural.

“Cada x daqueles é uma trinca. E as partes que tem um quadrado ou um retângulo, são as partes que estão em processo de deslocamento, então precisa sofrer uma manutenção senão vai cair. É um processo natural de desgaste do revestimento”, afirmou o síndico Oswaldo Sansone Rodrigues Filho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Jovem tenta fazer pedido de casamento surpresa em MG, mas acaba colocando fogo em apartamento
Próxima Notícia
Condomínio não pode transferir dívida para proprietário

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X