Blog de Notícias

‘Plano Verão Sem Mosquito’ Condomínios residenciais de Salvador recebem inspeções

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 03 e 07 de janeiro de 2022, apontou que Salvador apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 1,5%, menor indicador registrado nos últimos 16 anos.

Com o objetivo de igualar aos países desenvolvidos e diminuir esse indicador para 1%, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), prossegue até o final deste verão com o Plano ‘Verão Sem Mosquito’. Após inspecionar diversos setores da cidade, nesta semana chegou vez de os condomínios residenciais da capital receberem as averiguações zoossanitárias vetoriais.

Aproximadamente mil agentes de endemias trabalham diariamente com foco na meta. Além de percorrer os 170 bairros de Salvador, diversas Instituições Públicas, escolas, estádios de futebol; as estações do metrô da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Estação Pirajá, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, Flamboyan; Tamburugy – Bairro da Paz e Mussurunga; os portos marítimos – docas e terminal marítimo, aeroportos e rodoviária, já foram rigorosamente inspecionados pelo CCZ.

Durante as inspeções zoossanitárias, os agentes de endemias fiscalizam e tratam os pontos estratégicos. As abordagens têm como objetivo identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses.

Além disso, é realizado um trabalho de conscientização entre comerciantes e visitantes dos locais com a distribuição de panfletos e cartazes, alertando a população sobre a importância dos cuidados preventivos contra o Aedes.

  O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela SMS, bem como a intensificação das atividades do CCZ casa à casa, dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários através da articulação de diferentes órgãos da Prefeitura como a Limburp. Seguimos com foco em nossa meta de baixar o LIRAa para 1%, igualando os países desenvolvidos”, afirma Leo Prates, secretário titular da SMS.

As atividades diárias seguem o cronograma normal atendendo os chamados da população. Para solicitar os serviços prestados pelo CCZ, o munícipe deverá entrar em contato por meio do telefone 156 (Fala Salvador).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Síndico pode receber seguro-desemprego?
Próxima Notícia
Moradoras de condomínio vão indenizar trabalhadora em SP

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X