Blog de Notícias

Saiba como e porque modernizar o equipamento do seu condomínio

Elevadores são meios de transporte altamente seguros e feitos para durar muitos anos, mas assim como acontece com todos os produtos que envolvem tecnologia e componentes mecânicos e eletrônicos, eles também precisam de uma atualização de tempos em tempos. 

Apesar de um elevador mais antigo poder apresentar um bom desempenho, os avanços da indústria de transporte vertical são constantes e, passados alguns anos, o equipamento pode ficar obsoleto e precisar de um upgrade. Isso sem contar que pode acontecer de os elevadores apresentarem um desgaste natural em seus componentes, levando a possíveis falhas e paralisações que podem afetar o dia a dia dos passageiros em um condomínio. Muitas vezes é melhor trocar um carro por um mais novo do que ficar consertando o antigo, não é mesmo?

O Brasil é um país altamente verticalizado e muitos empreendimentos mais antigos possuem elevadores com tecnologia ultrapassada e peças que não existem mais, o que dificulta e encarece a realização de reparos, quando necessários. E não podemos esquecer que a própria sociedade evoluiu, a rotina nesses edifícios passou por uma transformação. Hoje, contam com maior circulação de pessoas e uso dos elevadores, tornando recomendável adequar os equipamentos à nova realidade e às normas mais atuais. 

É aí que entra a modernização. O processo permite não só agregar uma tecnologia nova e mais eficiente aos equipamentos, mas também uma estética moderna que valoriza o condomínio. Atualmente, o mercado disponibiliza uma série de soluções que garantem maior disponibilidade dos equipamentos, segurança, conforto, eficiência e economia.

Sistemas mais modernos podem reduzir o consumo de energia elétrica em até 30% em relação aos equipamentos antigos. Por exemplo: sistemas de acionamento regenerativo, que diminuem a energia de deslocamento; máquinas modernas e mais eficientes; automação da iluminação da cabina, fazendo com que as luzes se acendam apenas quando o elevador for acionado; uso de lâmpadas LED, que apresentam baixo consumo e não queimam com facilidade; e modo standby quando os elevadores não estão em uso. 

Outro ponto importante proporcionado pela modernização é a agilidade nas viagens. Você sabia que é possível trocar seu elevador atual por um mais rápido? Além disso, o mercado conta também com soluções de controle e gerenciamento de tráfego, chamadas antecipadas e menor número de paradas na operação. 

Por sua vez, a conectividade dos equipamentos já é uma realidade e permite o monitoramento e a manutenção remota, inclusive com intervenções à distância em casos de passageiros retidos ou parada repentina provocada por fatores externos como falta de luz.

A modernização também traz vantagens perceptíveis para o passageiro como eliminação de trancos e degraus, redução de ruídos, portas com abertura automática e fechamento mais suaves, botoeiras mais modernas, piso interno de alta qualidade, cabines maiores, entre outras possibilidades de atualizações funcionais e estéticas. 

É possível que um condomínio tenha um elevador totalmente novo, independentemente da idade do prédio, através de uma substituição completa. Também existe a possibilidade de uma modernização parcial, quando apenas alguns componentes são substituídos, mas mantendo componentes que ainda apresentem bom funcionamento e potencial para mais anos.

E, por fim, o mercado oferece a modernização estética, quando o interior da cabina é alterado mas a estrutura original de componentes é mantida. Seja qual for a escolha, o importante, é considerar as vantagens que a atualização possibilita para os moradores e proprietários e sempre levar em consideração o principal fator, a segurança.

Agora fica aquela pergunta: modernizar um elevador deve ser muito caro, não? Para isso, o mercado também evoluiu e hoje já existem linhas de crédito e financiamentos. No caso da Atlas Schindler, por exemplo, a modernização é possível em negociação direta com a empresa ou por meio de uma parceria exclusiva com o Banco Santander. E lembre-se, uma modernização de qualidade é um investimento do qual você colherá frutos por muitos anos.

Modernizar, portanto, é possível e proporciona economia, segurança, tranquilidade, disponibilidade, conforto e bem-estar para os passageiros. 

Conheça um pouco mais sobre modernização de elevadores no vídeo abaixo: 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Condôminos denunciam obra irregular em terreno vizinho
Próxima Notícia
Porteiro se recusa a abrir a porta para morador por estar ‘suado’

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X