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O boom do e-commerce e as novas gestões de condomínios

Como você lida com mudanças? Algumas pessoas amam, elas querem fazer parte de tudo o que está acontecendo. Outras, porém, odeiam e se sentem perdidas em todo o processo (confesso que me enquadro no segundo perfil), mas não tem como negar, quando se trata de emergências, tudo se torna complicado para todo mundo.

Assim foi em 2020. O ano mais atípico de nossas vidas trouxe a necessidade de mudança, devido ao isolamento em decorrência da pandemia. Foi nesse momento que tivemos que nos adaptar. Home office, por exemplo, se tornou uma realidade para muitos, assim como o crescimento do e-commerce.

Não é que o e-commerce já não fosse uma realidade no Brasil, porém, a situação no país e no mundo fez com que ele se tornasse praticamente obrigatório. Alguns dados apresentam  que o e-commerce alcançou no país, em 2020, um crescimento de 40% com relação ao ano anterior.

O e-commerce também teve outros dados, como o crescimento em outros setores, o surgimento e o crescimento do pix, por exemplo, que podem ser encontradas clicando nesse link.

Em 2021 o crescimento também foi grande, mesmo com a diminuição das restrições sanitárias e o retorno à normalidade comercial, os números ainda são maiores que os de 2019.

E o e-commerce resolveu ficar

Atualmente, comprar online se tornou algo muito mais comum, prático e confortável, mas, para as empresas e os negócios que não se adaptaram a tais mudanças, seu sistema não funcionou muito bem. Para os condomínios, principalmente, muita coisa mudou, devido as constantes chegadas de entregas de Uber eats, Ifood e outras plataformas.

O que antes já era trabalhoso, como as encomendas e cartas, nesse período, tornou-se uma verdadeira loucura, e ainda é, para os condomínios que não conseguiram se adaptar.

Os condomínios e a lei

Zulmar Koerich, Advogado e especialista em condomínios, alerta sobre os pontos jurídicos em que os donos de condomínios precisam ficar em estado de alerta. Segundo ele, os condomínios devem adotar um sistema de gerenciamento compatível com sua demanda, podendo ficar sob pena de responsabilidade civil, por qualquer dano que possa ser causado.

Existem algumas formas e regras que os condomínios sempre utilizaram para tais situações: o trabalho passava a ser do zelador ou porteiro, que ficava responsável por separar cartas, correspondências, protocolos, como também avisar o morador de que sua encomenda havia chegado.

E quando chegam grandes encomendas?

Tanto encomendas de grande porte, como as de alto valor, como móveis e eletrônicos, acabam trazendo diversos problemas. Zulmar Koerich, alerta quanto a “responsabilidade de guarda”, em caso de não haver regimento bem claro no condomínio.

Segundo ele, se houver perda, extravio ou danos, toda a responsabilidade acaba caindo sobre o condomínio, sendo extremamente importante a limitação de tempo na permanência destes produtos.

Mas a organização de tais regras se torna cada vez mais cansativa, e as ações de gestão no condomínio, demorada. Autorizações de recebimentos de encomenda, controle de acesso e até mesmo a entrega direto na unidade acaba por exigir muito do próprio condomínio.

E como fica a gestão?

Mas, e quando o morador não está presente? A encomenda pode ser recebida, mas se o morador demora para buscá-la, ela corre o risco de sofrer danos que, obviamente, ficaram sob pena do condomínio ou ainda a possibilidade de não ser recebida, o que causará atrito com os moradores.

Há também a possibilidade de se ter como regra a notificação do recebimento da encomenda com 48h de antecedência, mas essa regra realmente funciona? Você sabe quando receberá um produto que comprou há uma semana?

Definitivamente fazer a gestão de entregas em condomínio, não é um trabalho simples, o fluxo de entregas se tornou muito maior do que antes, Mas e agora? O que podemos fazer para resolver essa situação tão complexa?

Assim como diversas áreas migraram para os softwares, de igual modo, o gerenciamento de condomínios precisa mudar.

Aplicativos

Aplicativos, sim, mas não qualquer aplicativo. É necessário ter o aplicativo correto, que possa auxiliar você, seu condomínio e toda a gestão, sem causar mais dores de cabeça, gasto excessivo de tempo e de trabalho.

Hoje em dia há soluções muito práticas no mercado. A Livo tornou-se uma delas. Inclusive, o módulo de encomendas proporciona ótimo resultado para condomínios com essas demandas.

Porque a Livo é uma ferramenta tão recomendada?

Hoje nós vamos lhe mostrar 8 motivos para você utilizar a Livo em seu gerenciamento:

  1. Sistema de entregas

Diferente de outros sistemas, além de você poder acompanhar cada encomenda que está a caminho, o aplicativo possui um sistema de assinatura digital evitando, assim, todo aquele protocolo na portaria.

  1. Eventos

Sabemos como é complicado e burocrático organizar alguma festa dentro dos condomínios, e é difícil conseguir um aplicativo que dê uma força nesse sentido, mas a Livo ajuda não apenas a organizar da melhor maneira possível os eventos, como também ajuda a distribuir os convites e a organizar sua lista de festa.

  1. QR Code

Com o QR Code da Livo fica muito mais fácil receber visitas sem que elas precisem ficar esperando na portaria, tirando foto, apresentando documentos etc. Além de também confirmar as entregas, visto que basta apenas a apresentação na portaria.

  1. Visitas frequentes

Há também o sistema de recorrentes, cujo objetivo é liberar convites para visitas mais rotineiras. Assim você pode escolher o dia e a hora.

  1. Reservas

Além do salão de festas, a Livo também ajuda a organizar e a reservar o uso da academia, do salão de festas e tudo mais do que o seu condomínio possui. 

  1. Exclusivamente seu

A Livo não é mais um aplicativo em que você precisa se moldar, ela se molda com o que você precisa, montando o projeto do seu condomínio, conforme a necessidade que ele tem.

  1. Relatórios

Na Livo Web, você tem acesso a relatórios e uso de dashboard, assim, pode se livrar da elaboração de planilhas demoradas e engessadas.

  1. O que a Livo valoriza?

A Livo valoriza você. Por isso, ela possui um sistema seguro, que está sempre atualizado e que também está preparado para as emergências.

A Livo chegou para eliminar os problemas que a portaria de diversos condomínios tem e, além disso, para incluir o seu condomínio na era digital, e livre daquele seu caderno de protocolo.

O seu condomínio não precisa mais sofrer, basta você migrar para essa nova plataforma e deixar de quebrar a cabeça para encontrar a melhor solução para o seu condomínio. Ela já existe, e se chama Livo. Você pode entrar em contato conosco por este link.

Chega de viver com tanta dor de cabeça, deixe que a Livo resolva os problemas de gerenciamento do seu condomínio e o torne mais digital, preparado para tudo o que vier.

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