Blog de Notícias

Rachadura faz moradores saírem de prédio e causa susto no DF

Construtora enviou alerta para condôminos na noite de quarta-feira (25) e orientou ‘evacuação imediata’ de bloco. Defesa Civil foi ao local e descartou risco de desabamento; moradores puderam retornar ao imóvel

Moradores do bloco D do edifício DF Century Plaza, em Águas Claras, no Distrito Federal, tiveram que deixar temporariamente os apartamentos na noite de quarta-feira (25), depois que rachaduras foram encontradas na garagem do prédio. Em comunicado enviado aos condôminos, a construtora responsável pelo imóvel orientou a “evacuação imediata” do local.

A situação assustou moradores. No comunicado, a empresa afirmou que “uma equipe de assistência técnica foi acionada para fazer uma análise da estrutura do prédio, e concluíram que o problema demanda intervenção imediata.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram no local, e descartaram a possibilidade de desabamento. Por isso, os condôminos puderam voltar aos apartamentos.

A construtora Erbe também disponibilizou diárias em cinco hotéis no Plano Piloto, para as famílias que quiserem deixar o local. Durante a madrugada, no entanto, a maioria dos moradores permaneceu no prédio.

Susto

Moradores ouvidos pela TV Globo disseram que notaram as rachaduras há alguns dias, e que avisaram a empresa responsável. A construtora fez reparos no local, colocou estruturas de ferro para escoramento e enviou uma equipe técnica, que recomendou a intervenção imediata.

Segundo o síndico do prédio, o problema atinge apenas um dos blocos do complexo. “Pelo que a construtora falou, é um problema que atinge tão somente a torre D, ou seja, não existe problema nenhum em relação às demais torres do empreendimento”, afirmou Pedro Henrique Medeiros.

Análise das autoridades

Segundo o Corpo de Bombeiros, “foram localizados danos pequenos em dois pilares na região da garagem e foi descartado o risco iminente de desabamento”. A corporação afirma que não há “situação de emergência declarada”.

Os militares dizem que, de forma preventiva, duas viaturas permaneceram no local durante a madrugada. Já o laudo da Defesa Civil recomendou a apresentação de um projeto de escoramento, em até dois dias, e o monitoramento para controle de possíveis movimentações ou alterações na estrutura do prédio.

Dentro do complexo, também há fica um shopping, o DF Plaza. Em nota, o centro comercial informou que, “segundo boletim emitido pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, não há risco estrutural para o empreendimento. O DF Plaza Shopping segue as orientações dos órgãos competentes e permanece operando normalmente”.

O que diz a construtora?

Confira íntegra da nota da empresa sobre a situação:

A Erbe Incorporadora esclarece que identificou uma fissura em um pilar localizado especificamente na Torre D, do condomínio DF Century Plaza, em Águas Claras (DF). A companhia acionou um time de engenheiros e comunicou a Defesa Civil para as medidas preventivas de segurança.

Após isso, a desocupação das unidades da torre D foi recomendada, sem qualquer impacto nas demais áreas do complexo. Até que seja finalizado o estudo e o reparo, que inicialmente está previsto para ocorrer ao longo dos próximos 30 dias, a empresa prestará todo o atendimento necessário aos condôminos, apoiando diretamente no processo de acomodação temporária durante o período.

A Erbe Incorporadora reforça que está empenhada para solucionar a situação o mais breve possível, garantindo a segurança e a tranquilidade dos moradores.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Justiça do DF Personal trainer que agrediu síndico vira réu
Próxima Notícia
Moradores de condomínio em São Luís reclamam de assaltos na área residencial

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X