Blog de Notícias

IBGE pede apoio de condomínios do DF para coleta de dados

Assosindicos, Abraasp, INCC e demais entidades representantes de síndicos e condomínios do DF apoiam recenseadores do IBGE na coleta de dados do Censo Demográfico 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) formalizou por meio de ofício encaminhado a presidência da Assosindicos DF pedido de apoio das entidades representativas de síndicos no Distrito Federal. A realização da coleta de dados da pesquisa está programada para o dia 1º de agosto deste ano. 

Por meio de reunião virtual, o Presidente da Assosindicos DF Emerson Tormann recebeu orientações do coordenador Marcelo Nunes de como o IBGE irá visitar os todos os domicílios de condomínios do DF.  Michella Reis, que é responsável pela divulgação, compartilhou material informativo direcionado aos síndicos.

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, os mais de 70 milhões de domicílios em todos os municípios do país.

Eles trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.

Desta forma, as entidades pedem a colaboração dos representantes condominiais do DF para que orientem porteirosagentes de portaria, seguranças, zeladores e demais responsáveis pelo acesso ao condomínio auxiliando os recenseadores na coleta de dados.

Além de divulgar todas as informações sobre esta ação a todos os moradores do condomínio.

Qual a responsabilidade do síndico no processo?

Para fins de organização da coleta junto aos condomínios é fundamental que o IBGE possa identificar os síndicos do Distrito Federal.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por ser uma instituição de pesquisa oficial do país, possui lei própria sobre o sigilo estatístico das informações prestados a nós (Lei n° 5.534 de 14 de novembro de 1968).

O síndico deve facilitar o acesso do coordenador e se inteirar dos processos para ajudar  e orientar os colaboradores do condomínio na condução desta atividade.

No entanto, não há necessidade de autorizar pessoalmente a entrada de recenseadores, muito menos de fiscalizar a atividade. Principalmente aqueles colaboradores que controlam entradas e saídas de pessoas permitindo contato entre recenseadores e moradores.

Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta, semelhante a um smartphone, na cor azul.

A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site Respondendo ao IBGE ou do telefone 0800 721 8181. 

Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE seguirão protocolos sanitários de segurança contra a covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas acessando o formulário de inscrição e preenchendo com os dados do seu condomínio. Desta forma você ajuda o IBGE na coleta de dados do Censo 2022. Vá em https://forms.gle/tiNZzjN7tS3BXNSd7 e preencha as informações.

Material do divulgação e apoio aos síndicos

Abaixo estão as peças publicitárias disponíveis para download. São vídeos, posts e informativos em pdf que podem ser impressos e distribuídos nos murais e caixas de correspondência dos moradores. Ou no formato digital para serem compartilhados nos aplicativos de mensagens e redes sociais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Notícia Anterior
Condomínio em MT teve quatro ocorrências em menos de 24h
Próxima Notícia
STJ julga indevida proibição de advogado de acessar escritório na epidemia

Últimas Notícias

Previsão do Tempo

Menu
error: Conteúdo Protegido !!
X